sexta-feira, 16 de julho de 2010

A profissão certa.


Decidir qual profissão seguir é, sem dúvidas, uma das escolhas mais importantes que tomamos em nossa vida. Nós sabemos que para obter uma carreira de sucesso, é preciso ter vocação, paixão pelo que está fazendo. Só assim você conseguirá superar todos os obstáculos, suportar todas as dificuldades e construir um futuro cada vez melhor.

Muitas pessoas cometem o mesmo erro na hora de escolher sua profissão: Optam pela mais rentável. A ambição e o TER acabam dominando, mais uma vez, a mente humana. É ilusão achar que você será um profissional completo e bem sucedido nessa situação, afinal, o dinheiro não é capaz de comprar as suas realizações, sua auto-estima, a felicidade. Não existe nada mais satisfatório e prazeroso do que o reconhecimento do seu trabalho, de todo seu esforço para alcançar o que almeja, de ser vitorioso por chegar onde sempre quis estar. Não seja apenas mais uma “figurinha repetida”, pois você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você!

Andressa de Azevedo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Estagiar é viver!


Hoje foi meu último dia de estágio antes das férias, que começam amanhã. Foi muito divertido! Teve uma exposição sobre a África, país onde ocorreu a Copa do Mundo. Foram vários os trabalhos realizados pelas próprias crianças da Escola Infantil. Os bichinhos africanos, como o leão, a girafa, tigre, etc. foram o destaque para as turmas do Pré-Maternal. Os pequeninos produziram alguns animais com caixa de leite, um exemplo de reciclagem, ato que todos nós devemos praticar. Além disso, vimos também instrumentos, e a deliciosa culinária africana, hmmm! Guloseimas à parte, eu queria deixar aqui todo meu carinho pelo aluno Dudu, que vai morar em São Paulo. Você está em nosso coração, meu loirinho lindo!
Ah, só de pensar fico com saudades. As crianças já fazem parte de mim. Mas nós merecemos férias, né?!
Vou aproveitar para ficar mais perto das pessoas que eu amo, porque são nelas que eu encontro forças para continuar! Às vezes eu fico pensando, em meio a tanta correria, muitas pessoas estão sempre tão envolvidas com o trabalho, compromissos e responsabilidades, que acabam esquecendo de cativar uma amizade, de mostrar para o mundo tudo que elas podem ser, do quanto é bom fazer alguém sorrir e de que um simples gesto faz toda a diferença! A beleza da vida está em cada um, seja feliz e leve felicidade para outras pessoas também! :)
Besos,

Andressa.

Ser educador.


O educador não precisa ser “perfeito” para fazer um grande trabalho. Fará um grande trabalho na medida em que se apresenta da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revela” sem máscaras, jogos. Quando se mostra como alguém que está atento a evoluir, a aprender e ensinar. O bom educador é um otimista, sem ser “ingênuo”. Consegue “despertar”, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa.

O professor bem sucedido.


Achei esse texto bem interessante! Vamos trilhar o caminho do sucesso :)
Por que, nas mesmas escolas, nas mesmas condições, com a mesma formação e os mesmos salários, uns professores são bem aceitos, conseguem atrair os alunos e realizar um bom trabalho no ofício de ajudar os alunos a aprender?
Não há uma única forma ou modelo. Depende muito da personalidade, competência, facilidade de aproximar e gerenciar pessoas. Uma das questões que determina o sucesso profissional maior ou menor do professor é a capacidade de relacionar-se, de comunicar-se, de motivar o aluno de forma constante e competente. Alguns professores conseguem uma mobilização afetiva dos alunos pelo seu magnetismo, simpatia, capacidade de sinergia, uma sintonia interpessoal grande. É uma qualidade que pode ser desenvolvida, mas alguns a possuem em grau superlativo, a exercem intuitivamente e facilita todas as atividades propostas.
Uma das formas de estabelecer vínculos é mostrar genuíno interesse pelos alunos. Os professores de sucesso não se preparam para o pior, mas para o melhor nos seus cursos. Preparam-se para desenvolver um bom relacionamento com os alunos e para isso os aceitam afetivamente antes de os conhecerem, se predispõem a gostar deles antes de começar um novo curso. Essa atitude positiva é captada consciente e inconscientemente pelos alunos que reagem da mesma forma, dando-lhes crédito, confiança, expectativas otimistas. O contrário também acontece: professores que se preparam para a aula como uma batalha, que estão cheios, cansados de dar aula passam consciente e inconscientemente esse mal-estar que é correspondido com a desconfiança dos alunos, com o distanciamento, com barreiras nas expectativas. As técnicas de comunicação também são importantes para o sucesso do professor. Um professor que fala bem, que conta histórias interessantes, que tem feeling para sentir o estado de ânimo da classe, que se adapta às circunstâncias, que sabe jogar com as metáforas, o humor, que usa as tecnologias adequadamente, sem dúvida consegue bons resultados com os alunos. Os alunos gostam de um professor que os surpreenda, que traga novidades, que varie suas técnicas e métodos de organizar o processo de ensino-aprendizagem.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Verdades da Profissão de Professor.


Esse é um pensamento de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros:

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

Adorei!
Espero que vocês também gostem!
Beijos

terça-feira, 13 de julho de 2010

Os estágios da vida!


Oi, gente!
Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz em poder dividir alguns momentos com vocês, afinal, esses momentos são capítulos da minha própria história. Construir e reconstruir conhecimentos, aprender, ensinar, educar. Essas são algumas das muitas fases que passamos. Ter a sabedoria de fazer o melhor das oportunidades que encontramos, arriscar sem medo de errar, o importante é tentar. Tentar não significa conseguir, mas todos aqueles que conseguiram, um dia tentaram. Ir além, acreditar em você, se superar a cada dia com a certeza de que dias melhores virão. São nas dificuldades que nos surpreendemos, percebemos o quanto somos fortes e capazes de vencer todos os obstáculos, os nossos limites. Às vezes, pensamos em desistir, não sabemos o que fazer, qual caminho seguir, nosso horizonte parece tão distante... Será tão difícil assim alcança-lo? Nessas horas devemos ter força para continuar, lutar pelos nossos objetivos e seguir em frente, e além de tudo, AMAR. Amar a si mesmo, ao próximo e aquilo que se faz.
Esse ano, com certeza, está sendo um ano muito especial para mim! Nos estágios, por exemplo, estou tendo a oportunidade de conhecer um mundo totalmente diferente do que eu vivia, são experiências para a vida toda! É como se fosse uma "caixinha de surpresas", tudo pode acontecer e nós devemos nos preparar para as diferentes situações, que são cada vez mais desafiadoras. É preciso estar segura e confiante, e isso não acontece de um dia para o outro, vamos adquirindo com o tempo. Tudo fica mais fácil com a prática, né? Para mim, os estágios servem de suporte, uma base para aprimorarmos as nossas habilidades, e há muuito o que aprender ainda! Estou só no começo da jornada, tenho uma longa caminhada pela frente :)
Muitas coisas aconteceram na minha vida, e eu não posso deixar de dizer: OBRIGADA! Obrigada a todas as pessoas que me ajudam, e que estão sempre ao meu lado, me apoiando. Eu encontrei pessoas maravilhosas no CENSA, que mesmo não sabendo, construiram parte de mim!
Tenho muuito o que falar aqui, são muitas emoções, rs!
Sucesso para todos nós, sempre!

Andressa Martins.